Noronha e Nogueira Advogados

Como superar o que te paralisa na carreira?

Melissa Noronha M. de Souza Calabró

paralisa na carreira
Facebook
LinkedIn
X
Threads
Email
Telegram
WhatsApp
Tempo de leitura: 3 minutos

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”  Henry Ford

Sábia frase de Henry Ford. Nossos resultados dependem do que pensamos, sentimos e da forma como nos comportamos.

Muitas vezes nossos comportamentos são direcionados por nossas crenças. Crenças são nossas verdades individuais, é tudo aquilo que acreditamos ser verdade. As crenças podem ser limitantes ou fortalecedoras.

Quando dominados por nossas crenças limitantes, nosso desenvolvimento pessoal e profissional será prejudicado. Como?

O autoconhecimento é muito importante para nós entendermos que tudo o que ouvimos, vemos e sentimos causa impacto emocional em nossas vidas, e devemos tomar consciência das emoções que sentimos e que surgem em nosso cérebro.

Identificar e reconhecer as nossas próprias crenças limitantes são os primeiros passos para reprogramar nosso cérebro e nossas próprias crenças.

Isso mesmo, a partir do momento que tomamos consciência de nossas crenças limitantes, daquilo que nos paralisa, torna-se possível reprogramá-las em crenças fortalecedoras.

Contudo, somente conseguimos mudar, aquilo que tomamos consciência e que percebemos que existe. Daí a importância do autoconhecimento.

Entretanto, é preciso coragem para a gente encarar de frente nossas sombras. Mas, uma vez enfrentadas, o benefício é imensurável, pois é o ponto de partida para nos tornamos pessoas melhores em qualquer área de nossa vida, é o ponta pé inicial para nosso processo de evolução.

Como uma crença pode nos limitar?

Nem todos sabem, mas o cérebro não distingue o que é real e o que é imaginário. Dessa maneira, qualquer comando que enviamos, o cérebro entenderá que é real.

Por exemplo, alguém que cresceu ouvindo que não fazia nada direito, que é burro, que não termina o que começa ou qualquer outro tipo de informação negativa, assimila essas informações, acaba transformando-as em crenças e acreditando que realmente não consegue realizar suas tarefas.

Ou seja, em decorrência de algumas memórias que se instalam no nosso cérebro, podem se transformar em crenças limitantes, nos sabotando e interferindo negativamente em nossa vida.

Para reprogramar e superar as crenças limitantes, além de tomar consciência delas, é fundamental ter consistência. Não é possível ter resultados diferentes na vida, se continuarmos fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito. 

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” – Albert Einstein 

Nosso cérebro reage de acordo com nosso pensamento e nossos sentimentos.  Acontece que não temos controle sobre nossos sentimentos, mas temos controle sobre o que vem antes, ou seja, nossos pensamentos.

Assim, quando prestamos atenção ao que estamos sentindo, basta notar os pensamentos que antecederam esses sentimentos ruins e se forçar a pensar diferente, de maneira positiva. Consequentemente, seus sentimentos também mudarão como em um passe de mágica e com isso seu comportamento também muda e os resultados melhoram.

Parece simples? É mesmo simples, mas como dissemos, é preciso autoconhecimento e consistência.

Agimos de acordo com o que comunicamos para nosso cérebro. Então se acreditamos, que somos capazes, por exemplo, nosso cérebro entenderá dessa forma.

Enfim, assuma o comando de sua vida, preste atenção ao que pensa e sente, ressignifique suas crenças limitantes substituindo-as por crenças fortalecedoras, consequentemente seus comportamentos serão diferentes e seus resultados melhores.

Melissa Noronha Marques de Souza é Coaching e sócia no escritório Noronha e Nogueira Advogados 

Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie e em Coaching Jurídico pela Faculdade Unyleya

Com formação em Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

Membro efetivo da Comissão Especial de Coaching Jurídico da OAB/SP de 2019/2021

É membro efetivo da Comissão Especial de Advocacia Trabalhista da OAB/SP.

É membro efetivo da Comissão Especial de Proteção de Dados da OAB/SP

Deixe um comentário