Com frequência, vimos pessoas ansiosas ao nosso redor. Todos nós somos tomados por certa ansiedade em determinadas situações.
Muito provável, que você, que está lendo esse artigo, já teve algum episódio de ansiedade ou conhece alguém que sofre desse mal, não é mesmo?
O fato é que toda pessoa tem ansiedade. Na verdade, precisamos de certa ansiedade para viver. O problema surge quando o nosso estilo de vida faz com que essa ansiedade passe dos limites, fuja do nosso controle, prejudicando a nossa qualidade de vida e torna-se um transtorno para a saúde mental.
Assim como o medo, que dentro de certos limites nos protege e garante nossa sobrevivência, quando em excesso nos paralisa e nos impede de conquistar nossos objetivos. Da mesma forma ocorre com a ansiedade que quando controlada pode nos beneficiar, mas quando presente de forma excessiva, prejudica até mesmo nossa saúde física e mental.
Entretanto, existem técnicas que nos ajudam a vencer e dominar a ansiedade, inclusive algumas que nos trazem alívio rápido, como o suspiro fisiológico, que você vai conhecer a seguir.
ANSIEDADE: O QUE É E POR QUE EXISTE?
A ansiedade é a capacidade de pensar nos riscos que corremos, ou seja, no que pode dar errado no nosso futuro. Por mais que esses pensamentos não sejam muito agradáveis, são importantes para a manutenção da nossa vida. Sem pensar no futuro, não faríamos nada no momento presente.
Uma pessoa sem ansiedade provavelmente não estudaria, não trabalharia, não teria sonhos, enfim, não faria nada. Quem não pensa no futuro não tem motivação para viver o presente. Assim, a ansiedade quando bem dosada nos protege e nos impulsiona a agir.
Portanto, sentir certa ansiedade é normal e saudável. É preciso apenas aprender a dosar esse sentimento, de maneira que você esteja no comando e não dominado por ele!
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ANSIEDADE ELEVADA?
A ansiedade acima do normal se dá quando provoca perda de qualidade de vida e causa sintomas físicos e psicológicos. A seguir, seguem os sintomas físicos e psicológicos mais comuns causados por ansiedade exagerada.
SINTOMAS FÍSICOS:
SINTOMAS PSICOLÓGICOS:
COMO ALIVIAR A ANSIEDADE RAPIDAMENTE? CONHEÇA O SUSPIRO FISIOLÓGICO!
A respiração rápida é um dos sintomas mais nítidos da ansiedade. Quando uma pessoa está com ansiedade acima do normal fica com a frequência respiratória elevada porque quando o corpo identifica que está diante de uma ameaça, ele se prepara para lutar ou fugir, desencadeando todos os sintomas descritos acima. Para que isso seja possível, o corpo exige mais oxigênio, portanto, aumentando a frequência das nossas respirações por minuto.
Dessa forma, uma maneira simples e eficaz de controlar a ansiedade é justamente respirar de maneira consciente e profunda: o chamado suspiro fisiológico. Essa técnica consiste basicamente em respirar de forma lenta, consciente e profunda, fazendo repetidas e profundas inspirações e expirações.
Assim: ao respirar, puxe o ar e, quando achar que não dá mais, puxe novamente, antes de soltar o ar vagarosamente. Se você fizer isso por pelo menos 5 ciclos, começará a ter mais foco e menos ansiedade. O suspiro fisiológico estimula o nervo vago, o que “desativa” os centros de ansiedade no cérebro e estimula uma sensação de calma e tranquilidade.
O QUE MAIS É POSSÍVEL FAZER PARA ALIVIAR A ANSIEDADE?
Além dos exercícios de respiração que acalmam o sistema nervoso, abaixo seguem outras dicas que ajudam a controlar a ansiedade sob níveis saudáveis.
Principalmente tenha atenção em si mesmo e auto-observe seus pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos. Somente tendo consciência do que pensa e sente será possível controlar a ansiedade e ter autodomínio emocional.
Você está se sentindo ansioso(a)? Saiba que você não está sozinho(a)! A ansiedade é uma condição comum que afeta muitas pessoas em diferentes momentos da vida. Mas, a boa notícia é que existem maneiras eficazes de controlar essa sensação e encontrar o equilíbrio emocional que você tanto deseja.
Clique aqui e fale conosco agora mesmo.
Melissa Noronha Marques de Souza é sócia no escritório Noronha e Nogueira Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie e em Coaching Jurídico pela Faculdade Unyleya
Com formação em Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.
É membro efetivo da Comissão Especial de Advocacia Trabalhista OAB/SP.