Crença é tudo aquilo que você acredita como verdade absoluta. É tudo aquilo que você acredita com muita força. Dependendo do que você acredita, que aceita como verdade absoluta, a crença pode ser limitante ou fortalecedora.
Para identificar suas crenças, silencie sua mente e escute seus pensamentos. O que você está dizendo para si mesmo e que te impede de avançar na vida?
Algumas de nossas crenças podem ser ensinadas pelos nossos pais ou através das pessoas com as quais convivemos ao longo de nossa vida.
Podemos ter adquirido essas crenças na infância; ouvindo críticas constantes; fortalecendo uma lógica equivocada com base em uma perda; ou por medo das críticas dos outros.
A aceitação ou rejeição de nossas características pessoais, também, podem criar/reforçar crenças positivas ou negativas.
Para ficar mais claro, citamos alguns exemplos de crenças:
Conseguiu identificar alguma crença que te persegue?
Precisamos ter muito cuidado com o que temos como verdade ou crença. As crenças limitantes podem anular a nossa capacidade de experimentar coisas novas, ousar ir além, superar desafios, sonhar, avançar e evoluir.
Há uma frase de Henry Ford que diz assim: “Quer você pense que pode ou não, você está certo!”
Se você acreditar que não consegue fazer algo, por exemplo, se esforçará para confirmar essa verdade por meio de suas atitudes.
Portanto, por que não acreditar que pode?!
Transformar crenças limitantes em crenças fortalecedoras exige consistência e persistência. Contudo, o primeiro desafio é identificar quais são suas crenças, sejam limitantes, sejam as fortalecedoras, o que nem sempre é fácil, pois geram pensamentos rápidos que alimentam um ciclo vicioso e confundem nossas percepções, além de exigir coragem para buscar o autoconhecimento.
Como identificar nossas crenças?
Faça estas perguntas a si mesmo:
Identificadas as crenças, em especial as limitantes, é necessário admitir que elas existem, pois normalmente não as enxergamos e não percebemos os prejuízos que causam.
Em seguida, é preciso ressignificar as crenças limitantes e reforças as crenças fortalecedoras.
Dicas para ressignificar crenças limitantes
Desafiar os medos, definir objetivos, metas e entrar em ação é o caminho para superar as crenças limitantes.
Transformar as nossas crenças limitantes em impulsionadoras é um passo importante para a alavancar nosso desempenho e evoluir como pessoa e profissional, porém, envolve uma jornada de autoconhecimento e autoaceitação.
Para identificar suas crenças, como disse, é preciso ter coragem para buscar autoconhecimento, trabalhar questões que incomodam e que irá lhe tirar zona de conforto. Mas no final, valerá muito, mas muito a pena!
Melissa Noronha Marques de Souza é sócia no escritório Noronha e Nogueira Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie e em Coaching Jurídico pela Faculdade Unyleya
Com formação em Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.
É membro efetivo da Comissão Especial de Advocacia Trabalhista da OAB/SP.
É membro efetivo da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da OAB/SP.