Você sabe como expressa e recebe o amor?
Gary Chapman, antropólogo e autor do livro “As 5 linguagens do amor”, após 30 anos aconselhando casais e famílias, chegou à conclusão de que há 5 linguagens básicas através das quais se expressa e se compreende o amor.
Cada ser humano nasce com uma maneira de identificar, dar e receber amor,
ou seja, tem uma linguagem de amor predominante.
Contudo, não são raros os casos em que uma pessoa passa a vida ao lado de outra tentando expressar amor através de sua própria linguagem que não é a mesma do outro e por isso não se sente amado, para não dizer rejeitado.
Isso acontece porque tentar expressar o amor através de uma linguagem diferente da outra pessoa é como fazer uma declaração em hebraico para quem fala alemão.
Várias são as formas de expressar nosso amor pelos outros e por nós mesmos,
não há uma maneira única de amar.
É possível afirmar que nossos relacionamentos positivos estão diretamente relacionados a nossa capacidade de amar e ser amado.
Para citado autor, embora cada pessoa tenha essas 5 linguagens do amor, sempre há uma linguagem que se destaca, que prevalece sobre as demais.
Interessante descobrir qual é a sua linguagem do amor predominante e qual é a do seu cônjuge. Fazendo isso, será possível tanto expressar o amor de maneira que a outra pessoa se sinta efetivamente amada, como também fazer com que seu cônjuge perceba qual é a linguagem do amor que faz você receber de forma efetiva sua expressão de amor.
1 – PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: equivale ao patrocínio positivo. É oferecer palavras de conforto, apoio, “empoderamento”, motivação, valorização e reconhecimento ao outro de forma que ele se sinta mais confiante, valorizado, inteligente, admirado e amado.
Exemplo: afirmações como “vai dar tudo certo”; “você consegue”; “você é capaz”
2 – TEMPO DE QUALIDADE: valorizar os momentos ao lado das pessoas que amamos e estar totalmente conectado com elas no aqui e agora. É dedicar um tempo que vai além da presença física, mas sim, um tempo para estar presente de corpo e alma com o outro. É a dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno. É doar um tempo seu para seu cônjuge, filhos ou outras pessoas que necessitam de atenção, conversando, assistindo um filme, fazendo um passeio juntos, etc.
3 – PRESENTES: representam uma forma que as pessoas encontram para materializar o amor que sentem e demonstrar afeição e carinho pelo outro. Não necessariamente o presente precisa ter alto valor financeiro (ex.: joia ou um carro) para ser importante pois, uma flor colhida em um jardim ou uma caixa de bombons também podem representar o presente perfeito para expressar o sentimento de amor.
4 – ATOS DE SERVIÇOS: as pessoas que tem como linguagem do amor “atos de serviço” são aquelas que demonstram seu amor oferecendo seus préstimos ao outro, que têm necessidade de ajudar, de colocar a “mão na massa” e doar seu trabalho. Para essas pessoas o que se faz vale mais do que qualquer palavra.
5 – TOQUE FÍSICO: o contato físico, mão com mão, corpo com corpo, rosto no rosto também são maneiras de materializar o amor. Dar colo a um filho também é uma forma de materializar o sentimento. O bebê que acaba de nascer e é colocado no colo da mãe ao sentir seu cheiro e o contato físico com ela para de chorar, sendo esse o primeiro toque físico capaz de marcar para sempre a vida de uma pessoa.
Como andam os seus relacionamentos? Você está feliz?
Qual é a sua forma de se sentir amado? Qual é a sua linguagem do amor?
Você sabia que através de um teste é possível identificar qual a sua linguagem do amor?
Está curioso para saber qual é a sua linguagem do amor predominante?
Entre em contato conosco e descubra.
11 2975-2326 / 11 2977-7728 / 11 2287-7110
11 96649-0818 WhatsApp
Dra. Melissa Noronha Marques de Souza Calabró é sócia no escritório Noronha & Andreis Advogados
Pós-graduada em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e em Coaching Jurídico, assessora empresas nas mais diversas situações relacionadas ao Direito do Trabalho, formação em Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional.
Quer receber nossos artigos por e-mail? Assine nossa Newsletter!