A Carteira de Trabalho Previdência Social (CTPS) é um documento oficial do Brasil para que qualquer trabalhador comprove suas relações de emprego e também garante a todo cidadão todos os direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, FGTS, PIS e aposentadoria.
O que muita gente ainda não sabe é que desde 2019, a Carteira de Trabalho passou a ser exclusivamente digital, não sendo mais necessário a apresentação do documento físico. Atualmente, o documento físico não é mais emitido.
Quem quiser solicitar sua primeira ou segunda via do documento deve acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, mas antes é necessário ter um cadastro no gov.br, portal oficial do governo federal.
O aplicativo da Carteira de Trabalho também é muito útil para que os trabalhadores consultem seus contratos de trabalho atuais, acompanhando possíveis alterações e verificando se todas as informações do documento estão corretas.
Veja como consultar a CTPS Digital
1 – Abra o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital que está disponível para Android e iOS;
2 – Clique em “Entrar”;
3 – Faça login na sua conta do gov.br;
4 – A tela inicial apresentará informações sobre as últimas anotações no documento;
5 – Em “Contratos”, é possível encontrar todas as empresas que o trabalhador manteve vínculo empregatício;
6 – Na aba “Enviar” é possível salvar uma versão da sua Carteira Digital ou enviá-la para outra pessoa;
7 – Ainda na opção “Benefícios” é possível consultar os benefícios que o trabalhador tem direito
Pronto! Agora você já sabe como consultar sua Carteira de Trabalho Digital para verificar se todas as informações da sua vida profissional ou dos trabalhadores da empresa.
Melissa Noronha Marques de Souza é sócia no escritório Noronha e Nogueira Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie e em Coaching Jurídico pela Faculdade Unyleya
Com formação em Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.
É membro efetivo da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP.