O trabalho informal ou trabalho sem registro em carteira no Brasil é uma realidade que acarreta muitos prejuízos não só ao trabalhador, mas também para o empregador, já que sua prática ilegal pode gerar sérias punições.
Sim, desde que nas seguintes situações:
A carteira de trabalho é um documento em que o vínculo empregatício entre um profissional e um empregador é registrado. Criada em 1904, a CTPS é um documento de identificação e certificação tanto do trabalhador brasileiro quanto do contrato de trabalho firmado entre empregado e o empregador.
Tratando-se de relação de emprego, o empregado não deve trabalhar sem registro em nenhum período.
Sendo admitido o empregado, o registro do contrato de trabalho deverá ser realizado de imediato, mesmo quando se tratar de contrato de experiência.
Conforme previsto na legislação, o prazo para anotação em CTPS é de cinco dias úteis e o trabalhador deverá ter acesso às informações da sua CTPS no prazo de 48 horas a partir de sua anotação.
Desde setembro de 2019 a carteira de trabalho em meio físico não é mais necessária, nos tempos atuais basta baixar o aplicativo pelo celular e terá sua CTPS digital.
Porém conforme o artigo 29 da CLT, o empregador terá o prazo de 05 (cinco) dias úteis para realizar as anotações em CTPS digital, como data de admissão, remuneração, período aquisitivo de férias, transferências de local e outras anotações que se fizerem necessárias.
Para o trabalhador: é na CTPS que se concentra todas as informações sobre suas experiências de trabalho, além de registrar o vínculo de emprego e informações sobre sua contratação, como data de admissão e salário.
Para o empregador: a carteira de trabalho funciona como uma garantia de que as obrigações trabalhistas estão sendo cumpridas. Trata-se, sobretudo, de um documento importante que reflete a relação entre as partes envolvidas.
O artigo 47 da CLT estabelece que o empregador será punido com multas caso não comprove o ato de registrar seus funcionários.
A multa tem o valor de R$ 3.000,00 para empresas em geral e R$ 800,00 por empregado para empresas de pequeno porte ou microempresas, que podem aumentar de valor caso haja reincidência.
Além disso, o empregador deve arcar com todos os benefícios e direitos dos funcionários que não foram pagos durante o período em que eles trabalhavam sem registro.
Todo processo de contratação de funcionários deve seguir etapas fundamentais para garantir que todos os documentos do funcionário estejam em ordem, para que a empresa posso se resguardar se houver uma reclamação trabalhista.
Sua empresa precisa de assessoria jurídica trabalhista?
O escritório Noronha e Nogueira Advogados é especialista em trabalhista empresarial, prestando assessoria empresarial trabalhista com conhecimento jurídico especializado e foco em resultados.
Clique aqui e fale conosco agora mesmo.
Ivelize Silvano, estagiária de direito no escritório Noronha e Nogueira Advogados.
Cursando o 6° período do curso de Direito na Universidade Anhembi Morumbi.
7 Comments
trabalhei 28 dias direto de frentista sem carteira que direito eu tenho..
Quanto tempo um colaborador pode ficar alojamento só com exames feito esperando assinada contrato de trabalho…fora do seu município sou de itajai ..mas estou numa empresa já faz 5 dia alojado só fiz exames
Fui contratada como Líder de Atendimento e acertado determinado salário e horário com o dono. No dia seguinte, quanto iniciei a experiência, a dona, esposa do dono, mudou tudo. Eu não seria maus líder de equipe e sim Atendente e, que, eu que iria ter que “conquistar a função de Lider”. No anúncio ao qual eu me candidatei a vaga, função, foi de “Líder de Atendimento”. No segundo dia, a dona, sem me dar a menor justificativa me disse que “Eu não precisava ir maus”.
Foi rude, antiprofissional e que esse não foi o acertado com o Sr. ROBERTO, dono e marido dela…ao que ela me reslondeu: ” não sei se vc percebeu mas quem manda aqui sou eu”. Fiquei pasma, parecia outra pessoa. Não me afetou e eu argumentei os meus direitos e ela se recusou a me responder e sempre me cobrando para passar na empresa para ” devolver o uniforne”.
Importante : eu fui destratada por 3 funcionárias da empresa gratuitamente, por pura sabotagem, estou com meu dedo com uma lesão por ter lavado por horas a louça e sem uso de luva. Não me foi fornecido.
Preciso de ajuda.
Podem me ajudar?
Eu não fui registrado a inda fez um mês nada a inda recebebo 47 por dia .
Outro assunto ajudante que ajuda bode manda um no outro sem autorização do patrão falei com patrão sobre esse respeito eu fiz certo ou errado
Bom dia ,trabalho em uma lavanderia desde setembro de 2022 até agora fevereiro de 2024 trabalhando carga horária de 8h 17h de segunda-feira à sexta-feira como cargo de passadeira e 1h de intervalo de almoço e só me pagam o salário do mês e só não fizeram nem o contrato de trabalho e nem assinaram a carteira e eu pedi que fizesse o contrato de trabalho mas eles não fizeram até agora,Então quais os meus direitos ou melhor ao que eu tenho direito a receber do patrão lá da empresa??
Passei na entrevista a empresa me pediu para levar as documentos logo no primeiro dia de trabalho,porém ao chegar lá me pediram para fazer uma semana de teste sem registro.
3 dias depois me mandaram embora pois a antiga funcionária iria voltar,gerente ainda me disse q se fosse para escolher entre a funcionaria cm experiência e uma q estava aprendendo preferia ficar cm a que já tinha experiência,está certo isso,ou posso entrar cm uma ação contra a empresa ??
Trabalhei 27 dias sem registro,entrei como atendente de loja mais fazia a função de caixa tbm e isso não foi o combinado,quais são os meus direitos por exercer outra função e ganhar pela outra de atendente