Devido a crescente disseminação do Coronavírus (COVID-19), visando preservar a saúde e a segurança de seus colaboradores muitas são as empresas que estão possibilitando o trabalho em Home Office, por essa razão decidimos escrever esse artigo com dicas para conseguir maior produtividade ao trabalhar de casa.
IMPORTANTES DICAS PARA MELHOR PRODUTIVIDADE
DO TRABALHO EM HOME OFFICE:
Se você tem um horário fixo de trabalho, deve cumpri-lo rigorosamente também quando está trabalhando de casa.
Além de que ganhará alguns minutos por não ter de pegar trânsito.
Ao acordar faça sua rotina diária como se estivesse saindo para ir à empresa.
Portanto, tire o pijama e troque de roupa.
Lembre-se trabalho é trabalho mesmo executado em casa.
Na medida do possível, encontre um local que seja silencioso, iluminado e ergonômico para que possa trabalhar.
Lembre-se, Home Office exige uma mesa e cadeira e não sofá, cama, espreguiçadeira etc.
Portanto, nada de abrir o laptop em cima da cama ou do sofá.
Dedique um espaço exclusivamente para o trabalho.
O ideal é um cômodo à parte, com uma porta que possa ser fechada ou trancada.
Privacidade é importante.
Mantenha o local limpo, arejado e sem acúmulo de papéis ou qualquer coisa.
Evite a TV, redes sociais, conversas de WhatsApp.
Se na empresa você trabalha sem eles, também devem ser evitados enquanto trabalha em casa.
Um cuidado especial para quem não vive sozinho e tem família em casa, é avisar a todos que durante o horário de trabalho você está trabalhando, ainda que esteja em casa.
Se for possível, mantenha o local de trabalho com a porta fechada para se concentrar melhor.
Quem tem filhos pequenos em casa precisará de uma dose extra de paciência, capacidade de concentração e adaptação. Mas tente não se zangar com os pequenos que também tiveram sua rotina alterada e lembre-se que outros estão passando pelas mesmas dificuldades, por isso, na medida do possível, encare a situação com leveza.
Necessário estabelecer uma rotina para ter clareza do fluxo de trabalho e para convencer as outras pessoas (especialmente família e amigos) de que estar em casa não significa estar de folga.
Para funcionar com produtividade, o home office exige muita disciplina e foco para não se perder em distrações, respeitar a hora de começar e de terminar o expediente, para organizar o espaço de trabalho e gerenciar o seu tempo, o andamento de suas tarefas e não se perder nos prazos.
É uma regra para se esforçar a executar diversas tarefas diárias em apenas dois minutos. A ideia é que você substitua a dispersão, como aquela espiada no Facebook, por coisas do trabalho que podem ser resolvidas em 2 minutos.
A proposta é que você divida o tempo em blocos de 25 minutos, e nesse intervalo você deve fazer uma única tarefa, sem nenhuma pausa ou interrupção. Ao fim desse período de 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos.
Anote as tarefas do dia e limite um número de horas para cada uma delas.
Por fim, importante lembrar que mesmo trabalhando de casa, assuntos sigilosos da empresa continuam sendo sigilosos e devem ser tratados com muito cuidado sempre.
O escritório Melissa Noronha e Advogados na zona norte de SP, conta com a experiência de profissionais da área do Direito do Trabalho, a fim de assegurar que os seus clientes alcancem seus objetivos, através das melhores soluções para o cada caso.
Nossa equipe de profissionais é altamente qualificada e busca soluções jurídicas de acordo com as mais recentes decisões aplicadas ao Direito do Trabalho.
Entre em contato conosco.
11 2975-2326 / 11 2977-7728
11 2287-7110 / 11 96649-0818 WhatsApp
Melissa Noronha M. de Souza Calabró é titular no escritório Melissa Noronha Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e em Coaching Jurídico, com formação em Professional & Self Coaching pelo IBC.
É membro efetivo da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP.
Quer receber nossos artigos por e-mail? Assine nossa Newsletter!