Até pouco um tempo atrás eu acreditava que era nada criativa e sequer tinha ideia de como desenvolver a criatividade.
Com um mindset fixo, tinha a convicção de que a criatividade era uma habilidade nata, ou seja, a pessoa nascia ou não criativa, sendo esse último o meu caso.
Entretanto, quando a gente se permite alçar novos voos, “sair fora da caixa”, a criatividade surge como em um passo de mágica.
Foi assim comigo! Acredito que assim pode ser com você, basta se permitir, “abrir a cabeça” e mudar o seu mindset!
Criatividade é ser capaz de ter soluções inovadoras e pensar em maneiras diferentes de fazer algumas atividades.
Ao contrário do que pensava, a criatividade é inerente a todo ser humano. Por isso, não é preciso se tornar criativo, mas apenas permitir que a criatividade seja desenvolvida expondo-se a condições e ambientes em que isso seja possível.
Podemos desenvolver nossa criatividade em ambientes onde há estímulos positivos. Caso contrário, a criatividade ficará estagnada e até mesmo pode ser diminuída por excesso de críticas, pressão do tempo ou quando se é supervisionado de maneira excessiva.
Atualmente, observa-se uma reestruturação nas culturas das empresas, dando prioridade às mudanças e à inovação criativa, incentivando os colaboradores a buscarem soluções inovadoras e criativas.
Permitir-se desenvolver a criatividade lhe trará um diferencial, uma competência a mais, pois a cada ideia inovadora que tiver, gerará uma outra ideia, formando um fluxo contínuo de novos insights.
Pratique o brainstorm (chuva de ideias). Ao pensar em seu negócio ou na sua profissão reserve alguns minutos e escreva em um papel todas as ideias que surgirem em sua mente.
A partir dessa prática, conseguirá orientar seus interesses e obter soluções novas e criativas que irão contribuir para suas próprias necessidades, bem como, para as necessidades da empresa que faz parte.
Desenvolver sua criatividade permitirá que você se torne uma pessoa capaz de criar ideias, novas estratégias e, consequentemente, ter soluções efetivas.
Durante esse período de pandemia, ficou ainda mais claro notar que, para as empresas sobreviverem, é imprescindível inovação e criatividade, assim como, os trabalhadores que perderam seus empregados e se viram obrigados a empreender.
Falando em criatividade, lembramos de Steve Jobs, que acreditava que investir em inovação e qualidade era uma maneira de aumentar os lucros da empresa.
Estava certo. Afinal, a criatividade de Steve Jobs mudou e revolucionou a história moderna e a nossa relação com os computadores e celulares.
Ser criativo é ser curioso, permitir-se viver novas experiências, frequentar lugares diferentes, observar as pessoas e os fatos sob um ângulo diferente, ler sobre assuntos diversos de sua área de atuação.
Desenvolvendo sua criatividade, seja como empresário, empreendedor ou colaborador de uma empresa, você se tornará capaz de apresentar ideias e soluções inovadoras e, consequentemente, possibilitará o melhor desenvolvimento da organização e o aumento de sua lucratividade.
Entre em contato conosco.
11 2975-2326 / 11 2977-7728
11 2287-7110 / 11 96649-0818 WhatsApp
Melissa Noronha M. de Souza Calabró é sócia no escritório Noronha e Nogueira Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Coaching Jurídico, com formação em Professional & Self Coaching pelo IBC.
É membro efetivo da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP.
Quer receber nossos artigos por e-mail? Assine nossa Newsletter!