O sucesso de uma empresa está relacionado às competências e habilidades de seus líderes.
Os líderes da organização devem ter criatividade e algumas vezes se superar para reinventar algumas ações que não estão dando certo, fazer novos planos
e definir quais as estratégias para o melhor e mais rentável
desenvolvimento da empresa.
Além disso, as empresas precisam treinar seus líderes e colaboradores quanto à utilização de ferramentas e estratégias de venda, marketing e gestão empresarial para alcançar resultados mais positivos.
Não bastasse, a competitividade presente no mercado atual, ainda, exige dos líderes da empresa outras habilidades e talentos em liderança, a exemplo dos citados abaixo:
A história do porco e da galinha que trata de envolvimento e comprometimento deixa clara a diferença entre estar comprometido e estar envolvido. No final da fábula, o porco vira bacon e a galinha, após botar um ovo, continua ciscando e procurando minhocas como se nada tivesse acontecido.
Quando você come o ovo, a galinha está envolvida, já que foi ela que o botou, mas não depende de estar ali para que o restante aconteça, por exemplo, termos ovos no café da manhã. Quando você come o bacon, o porco está comprometido, já que ele é o próprio bacon.
Envolvimento é ato de envolver.
Comprometimento é ato de comprometer-se ou assumir um compromisso.
Da mesma forma, nas empresas também existem os colaboradores envolvidos e os comprometidos.
Colaborador envolvido: é aquele que faz parte do grupo e trabalha pelos seus objetivos. Aponta falhas e geralmente faz parte do problema, limitando-se a assumir apenas as responsabilidades de sua função e quando recebe mais tarefas reclama, acha que está sendo explorado e ainda enxerga tudo como problemas e obstáculos.
Colaborador comprometido: é aquele que trabalha com objetivos coletivos, compra problemas e os resolve da melhor maneira; acredita que o grupo faz parte dele. Não se importa em assumir as responsabilidades necessárias para atingir os objetivos coletivos e enxerga as novas tarefas como uma oportunidade de aprender mais. Para os colaboradores comprometidos, sempre há soluções e energia.
Poder contar com um líder comprometido, fará grande diferença para a empresa.
Muito bom quando nos deparamos com um problema e a pessoa que trabalha próxima a você toma a iniciativa de tomar as providências necessárias para solucioná-lo.
O bom líder é assim! Além de visão, tem iniciativa, é proativo e sabe
que todo problema traz uma solução.
Por isso, o bom líder não se desespera, tem controle emocional. Apenas analisa a situação e age com iniciativa.
As novas tecnologias que surgem diariamente somadas ao fácil acesso e agilidade das informações, provocam em todos nós constantes transformações e atualizações. Por essa razão, é muito importante que o líder possua o talento da transformação, estar sempre em evolução pessoal e profissional, para assim poder contribuir para que a empresa obtenha um desenvolvimento maior.
O líder que tem o talento da antecipação agrega vantagens à empresa, porque através da antecipação tem visão, consegue imaginar o futuro e criar as condições favoráveis para inovar.
O líder que tem o talento da orientação é capaz de fazer com que a empresa siga pela direção mais acertada ou, quando preciso, mudar o trajeto a ser percorrido, com flexibilidade e segurança.
É através da mobilização que o líder compartilha sua visão e objetivos e analisa se todos estão voltados e empenhados para o alcance das mesmas metas de maneira coletiva, bem como, influencia os demais colaboradores a terem motivação para alcançar os objetivos comuns.
O líder que se comunica de forma eficiente e eficaz contribui muito para o desenvolvimento da empresa, na medida em que, consegue encurtar os caminhos que deverão ser percorridos e evitar conflitos decorrentes de falhas na comunicação.
Contudo, para muitas pessoas saber se comunicar com eficiência não é algo fácil.
Dessa forma, o líder que tem uma comunicação eficiente tem melhores condições para dar feedbacks, gerar empatia, solucionar conflitos de valores e de interesses e consegue ter uma escuta ativa.
É possível transformar líderes em bons líderes.
Desenvolver uma liderança mais eficiente é construir melhores relações, que impactarão em resultados voltados para o crescimento da empresa.
O coaching é um recurso estratégico no desenvolvimento de características que os líderes de sua empresa talvez não possuam.
Melissa Noronha M. de Souza Calabró é sócia do escritório Noronha & Andreis Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e em Coaching Jurídico, com formação em Professional & Self Coaching pelo IBC.
É membro efetivo da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP.
Entre em contato conosco.
11 2975-2326 / 11 2977-7728
11 2287-7110 / 11 96649-0818 WhatsApp
Quer receber nossos artigos por e-mail? Assine nossa Newsletter!