Nascidos entre 1995 e 2010, os membros da geração Z estão transformando o mercado de trabalho atual. Criados na era digital, esses jovens buscam empregos que ofereçam equilíbrio entre vida profissional e pessoal, promovendo seu crescimento dentro das empresas.
Ao procurarem emprego, os jovens da geração Z priorizam bons salários, flexibilidade no trabalho e benefícios.
A geração Z é a primeira a crescer totalmente imersa na era digital, o que influenciou seu desenvolvimento pessoal e profissional de maneira distinta das gerações anteriores. São autodidatas, lógicos e responsáveis, buscando oportunidades que proporcionem bons salários, benefícios que estimulem o crescimento de suas carreiras e tempo para o lazer. São comunicativos e adeptos à resolução de problemas de forma colaborativa e respeitosa.
Esses indivíduos valorizam interações autênticas e transparentes, preferindo relações pessoais e profissionais baseadas na franqueza e na expressão genuína de suas vulnerabilidades.
De acordo com um levantamento, os jovens da geração Z já ocupavam cerca de 20% dos postos de trabalho em 2020. Com esse aumento, o mercado de trabalho está se adaptando para oferecer novas oportunidades que atraiam esses jovens em busca de emprego ou recolocação.
Aspectos como desenvolvimento profissional, remuneração competitiva, possibilidade de trabalho em coworking ou home office, flexibilidade de horários e benefícios são fundamentais para atrair os membros dessa geração.
A saúde mental é uma preocupação central para a geração Z. Produtivos e focados em resultados, eles procuram ambientes de trabalho que ofereçam suporte emocional e respeitem seus limites e horários.
Inquietos e em busca de realização profissional, os jovens da geração Z preferem oportunidades que ofereçam crescimento profissional e planos de carreira estruturados. Isso não só aumenta sua produtividade, mas também os incentiva a contribuir ativamente para o crescimento das empresas.
Além de salários competitivos e oportunidades de crescimento, oferecer benefícios como auxílio-creche, descontos em serviços e produtos, planos corporativos em academia, cartão alimentação e apoio financeiro à educação promove maior engajamento e retenção desses jovens talentos nas empresas.
Os jovens da geração Z têm um ritmo acelerado e não se adaptam bem a tarefas monótonas. Por isso, eles procuram empresas que ofereçam autonomia aos funcionários. Empregos que proporcionam flexibilidade de horários e desafiam os colaboradores com prazos e metas claras tendem a ser mais atrativos para essa geração.
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Ivelize Silvano, estagiária de direito no escritório Noronha e Nogueira Advogados.
Cursando o 8° período do curso de Direito na Universidade Anhembi Morumbi.