Não é raro nos depararmos com situações em que é evidente que o trabalhador conhece mais seus direitos que o próprio empregador.
Por isso, as empresas, especialmente os profissionais de RH, devem estar atentos às leis trabalhistas para que sejam devidamente respeitadas durante todo o período do contrato de trabalho e, especialmente, no momento que for necessário desligar um empregado, a fim de evitar dores de cabeça e maiores prejuízos à empresa.
Além de ter informações atuais e claras sobre a legislação trabalhista, o empresário deve fazer um planejamento financeiro para suportar os encargos trabalhistas.
Uma interpretação equivocada da legislação trabalhista pode prejudicar o empregado que, ao se ver insatisfeito ou lesado, não hesitará em mover uma ação judicial contra a empresa.
Portanto, é imprescindível entender com clareza o que determina a lei e, havendo dúvidas, perguntar a um advogado trabalhista.
Além de ter conhecimento da lei, o empresário e gestores devem evitar conflitos com os empregados, não devem agir de maneira arbitrária ou abusiva, mas sim, refletir antes de tomar as decisões e, quando necessário, aplicar punições ou efetuar descontos nos salários com respaldo legal.
A maioria dos empresários não têm conhecimento jurídico e está tudo bem! Pois, mais importante em ter conhecimento jurídico, o empresário deve entender do seu negócio e nele focar sua atenção.
Mas é preciso estar informado sobre as leis trabalhistas e bem amparado na hora de tomar decisões, por isso poder contar com a orientação de um advogado trabalhista fará total diferença para o bom e rentável desenvolvimento da empresa.
Empresas são resultados de pessoas!
Sem seus colaboradores a empresa não existiria! Portanto, ter empatia por seus empregados fará a empresa se desenvolver de maneira mais rentável e sólida.
Todo ser humano gosta de se sentir reconhecido e valorizado, respeitado e tratado com profissionalismo.
É necessário criar um ambiente de trabalho em que haja respeito, cooperação e consciência dos direitos e deveres de cada um e, ainda, onde exista empatia não apenas do empregador para seus empregados, mas também entre os colaboradores e seus colegas de trabalho, independentemente do nível hierárquico.
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Melissa Noronha M. de Souza Calabró é sócia no escritório Noronha & Nogueira Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Coaching Jurídico, com formação em Professional & Self Coaching pelo IBC.
É membro efetivo da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP.