Dicas sobre o que fazer para mudar essa situação
Os diversos setores de uma empresa dependem diretamente do desempenho de cada um dos seus colaboradores que se estiverem com baixa performance trará consequências ruins para a organização.
Assim, compete aos líderes da empresa lidar rapidamente com esse problema a fim de impedir de maiores prejuízos possam impactar negativamente o desenvolvimento da organização.
Abaixo discorremos sobre algumas dicas para aumentar a motivação e a produtividade dos colaborados que compõem as equipes de trabalho
Se os seus colaboradores estiverem apresentando baixa produtividade, antes de manifestar um pensamento crítico e julgamentos, converse com eles, procure entender o que está acontecendo, investigue se estão enfrentando problemas pessoais, vivenciando conflitos dentro da própria empresa, passando por problemas de saúde dentre outras situações difíceis.
Como líder, exercite seu lado humano e não se posicione como um líder que se limita a cobrar resultados. Procure compreender o que o colaborador vem enfrentando, com interesse genuíno e empatia. Dependendo da situação vivenciada, como líder poderá ajudá-lo, ainda que apenas exercitando a escuta ativa e mostrando que verdadeiramente se importa com seu liderado.
Sem falar, que é conhecendo os colaboradores que o líder será capaz de delegar acertadamente as tarefas.
Formar equipes vencedoras através da contratação de profissionais competentes não basta. Além disso é preciso extrair de cada um o que tem de melhor e incentivar a colaboração e o trabalho em equipe, na medida em que de nada adianta ter uma equipe formada por profissionais altamente competentes, mas que não se ajudam mutuamente e não conversam entre si.
A competitividade deve dar lugar à cooperação. As relações do trabalho em equipe devem ser baseadas em confiança, em troca de ideias e em compartilhamento de conhecimentos, sem espaço para vaidade.
Todo empregado precisa ter metas claras e bem definidas, não apenas os vendedores. Estabelecendo metas bem definidas, é possível aumentar a produtividade e qualidade do trabalho.
Equipes de alta performance precisam ter metas individuais e coletivas.
Dessa maneira, como líder, é importante conhecer o trabalho de cada colaborador e, juntamente com ele, estabelecer metas que possam ser alcançadas em determinado prazo, dia, semana, mês ou até mesmo ano.
Após definidas as metas, importante reconhecer quanto foram alcançadas e conversar com o colaborador quando não for realizada.
Ao delegar tarefas aos membros da sua equipe, respeite as competências, habilidades e experiências de cada um. Além disso, aja como um incentivador demonstrando que acredita que cada colaborador tem capacidade para dar conta das tarefas delegadas.
Com essa atitude, o líder demonstra que acredita no potencial da equipe e que confia nas habilidades de cada um.
Atente-se para não distribuir as tarefas como se fossem problemas, mas sim como desafios capazes de revelar grandes e competentes profissionais.
O feedback ocorre quando o líder se reúne com a equipe, ou com cada liderado individualmente, para mostrar os resultados da avaliação do desempenho dos colaboradores no último projeto, mês, bimestre, semestre etc., sendo um processo que se bem aplicado é essencial para aproximar os líderes e os liderados.
Ao dar o feedback o líder deve pontuar os aspectos que demonstram a realização de um bom trabalho, reconhecendo o liderado pelos seus méritos. Ainda, é nesse momento que, se for o caso, o líder deve mencionar o que poderia ter sido melhor, permitindo que o colaborador explique o baixo rendimento e oferecendo sugestões para que um desempenho melhor seja alcançado futuramente.
Conhecendo seus liderados, o líder será capaz de não atribuir mais tarefas do que podem dar conta e, com isso, respeitar os limites de cada colaborador que faz parte da equipe.
Organizar os horários de entrada/saída e de almoço de todos e planejar as férias e folgas dos colaboradores é uma maneira de respeitar os limites de cada um, além de serem direitos dos trabalhadores que precisam ser respeitados, em nome da qualidade de vida!
É importante oferecer aos colaboradores momentos de pausas para relaxamento e descanso. Todavia, durante o trabalho em si, é preciso monitorar as distrações. As conversas excessivas, os acessos às redes sociais, os telefonemas particulares e o envolvimento com atividades não relacionadas ao trabalho podem prejudicar a produtividade.
Por isso, estabeleça regras claras da empresa quanto ao uso dessas ferramentas, permitindo que sejam utilizadas durante as pausas e horários de almoço, mas cobrando de seus liberados bom sendo durante o expediente.
O ambiente de trabalho é determinante para a produtividade. Portanto, é importante que as empresas ofereçam e garantam aos seus colaboradores um local de trabalho seguro, confortável, bem iluminado, organizado, arejado e com os equipamentos necessários para o bom e eficaz desenvolvimento dos trabalhos.
Além do mais, é fato que uma remuneração adequada, benefícios justos, planos de carreira e valorização do profissional fazem toda a diferença. Da mesma maneira, é importante tomar decisões de forma coerente e democrática, solucionar conflitos entre os colaboradores e eliminar qualquer atitude incompatível com um ambiente profissional ético e produtivo.
Trabalhar em uma empresa em que há clima organizacional harmônico é essencial para a execução de um bom trabalho. Construir um clima organizacional harmônico é possível através de pesquisas de satisfação para identificar como o próprio colaborador enxerga o seu ambiente de trabalho e quais sugestões de melhorias ele propõe.
Ainda, importante reforçar com frequência as regras e os valores da instituição, como a comunicação clara e transparente, a cooperação, o respeito, a responsabilidade, a pontualidade, a assiduidade, a ética, e por aí vai.
Com as dicas acima é muito provável que cada colaborador da equipe consiga ampliar as suas capacidades produtivas. Consequentemente, toda a equipe e toda a empresa conseguirão obter resultados cada vez mais expressivos, atestando a evolução do desempenho!
Fonte: jrmcoaching.com.br
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Melissa Noronha M. de Souza Calabró é sócia no escritório Noronha & Nogueira Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Coaching Jurídico, com formações em Professional & Self Coaching e em Business and Executive Coaching, ambas pelo IBC.
É membro efetivo da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP.