Não podemos negar que sair de casa sem o celular causa a nós, no mínimo, algum desconforto, para muitos é pior que sair sem a carteira.
O telefone celular foi uma invenção que revolucionou as telecomunicações. Contudo, embora o celular possa nos ajudar tanto no nosso dia a dia, também nos traz alguns problemas. O uso desenfreado e sem controle desses aparelhos pode prejudicar a produtividade das pessoas. Neste artigo, falaremos mais sobre isso. Continue a leitura e fique atento aos seus hábitos!
A intenção desse artigo é trazer um alerta para que tenhamos mais consciência e controle quanto ao uso do celular, de maneira a mostrar quem está no controle da situação, quem é o dono de quem.
O celular permite nos comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar, navegar nas redes sociais, efetuar pagamentos, encontrar caminhos enquanto dirigimos, acessar diferentes conteúdos pela internet, tirar fotos, gravar vídeos, e por aí vai. Realmente, diversas são as comodidades trazidas com celular, especialmente os smartfones.
Todas essas funcionalidades trazem benefícios para nossa vida profissional e pessoal.
Em contrapartida, como tudo na vida, há o lado bom, mas também desvantagens. O uso inconsciente e descontrolado do celular pode causar dependência, podendo se tornar um verdadeiro vício. Nesses casos, o tempo gasto com as funcionalidades dos celulares prejudica a realização das outras atividades do dia a dia, o que provoca muitos prejuízos.
Quando ouvimos ou vemos que uma notificação foi recebida no celular, automaticamente o cérebro dispara a dopamina, que é um neurotransmissor associado às expectativas e ao prazer, provocando na pessoa uma curiosidade incontrolável para saber o que traz aquela notificação.
O mesmo acontece com as ligações. Como o celular permite que sejamos contatados em qualquer lugar, podemos ser interrompidos continuamente em nossa rotina e geram distrações que atrapalham a nossa capacidade de concentração, atenção e gestão do tempo nas atividades.
Uma vez interrompidos, para voltar o foco na atividade que estávamos desempenhando demora aproximadamente 7 a 14 minutos. Imagine toda a vez que somos interrompidos, os minutos perdidos ao longo do dia para retomar o foco e a atenção em cada tarefa que devemos executar. Evidente que essas interrupções causadas pelas notificações e ligações do celular são prejudiciais para o alcance dos objetivos de qualquer pessoa.
Além da interrupção, o uso descontrolado de aparelhos celulares pode levar a outro sério problema: a procrastinação. Quando estamos trabalhando, estudando ou fazendo qualquer atividade que demanda mais atenção e energia, é natural fazer pausas para o descanso. Durante essas pausas, podemos utilizar o celular para relaxar, distrair etc.
O problema acontece quando o celular é utilizado não apenas durante as pausas, mas também ao longo do período produtivo. Quando uma pessoa tem uma tarefa difícil ou importante a fazer, natural ser tentada a pegar o celular para adiar o quanto for possível a realização dessa tarefa “desagradável” ou difícil. Isso gera um consumo de energia mental, além de uma perda de tempo considerável, gerando atrasos e ainda mais desmotivação para produzir e, mais, pode causar ansiedade e frustração.
Atualmente notável a preferência de enviar mensagens ou e-mails aos telefonemas. Acontece que os aplicativos permitem que mensagens, arquivos anexados, imagens, áudios e vídeos sejam compartilhados. Não há problema usar esses recursos. Aliás, para fins de trabalho são necessários.
O problema surge quando a pessoa acaba criando o hábito de conferir os e-mails e as mensagens de texto incontáveis vezes ao dia, provocando as interrupções e os atrasos citados acima.
Portanto, para evitar perda de tempo e maiores complicações, uma dica é estabelecer um ou dois momentos específicos ao longo do dia para fazer essa checagem, ou utilizar a versão para computador dessas aplicações, de modo que não seja necessário pegar o celular toda hora para verificar as notificações recebidas.
As redes sociais em especial é um grande problema na relação celular x produtividade. Por serem sites que são propositalmente arquitetados para fazer a pessoa permanecer o máximo possível de tempo navegando pelos seus conteúdos e perdendo a noção do tempo, se não houver um controle ou autodomínio da pessoa, sem dúvida, terá sua produtividade prejudicada e gera muita procrastinação.
Muitos dos aplicativos dos celulares são de fato úteis e como dissemos muitas são as facilidades trazidas pelo celular. Porém o excesso de aplicativos pode tomar das pessoas um tempo valioso, em que elas podem se descuidar do mundo físico e do momento presente. Além disso, acabamos nos tornando completamente dependentes do celular, o que definitivamente não é bom.
Enfim, o celular foi uma grande revolução, é inegavelmente útil e facilita muito nossa vida. Contudo, para que não sejamos dominados pela procrastinação e não tenhamos nossa produtividade prejudicada, é fundamental definir horários específicos para checar e-mails, acessar as redes sociais, etc. A não ser que o seu celular seja o seu instrumento de trabalho, deixe-o em modo silencioso durante o seu período produtivo. Utilize-o somente durante as pausas no trabalho.
É preciso cuidado, atenção, disciplina e autodomínio. Do contrário, seu celular passará a ser o seu dono, consumirá um tempo valioso da sua vida pessoal e profissional e poderá lhe gerar consideráveis prejuízos e sentimentos ruins como, por exemplo, ansiedade e frustração por não ter feito o que deveria fazer porque se deixou dominar pelas facilidades que o celular oferece.
Como você avalia a sua relação com o seu celular? Esse aparelho vem prejudicando sua produtividade? Como você pode resolver essa questão?
Sua empresa precisa de assessoria jurídica trabalhista ou processo de coaching para sua equipe?
O escritório Noronha e Nogueira Advogados é especialista em trabalhista empresarial, prestando assessoria empresarial trabalhista com conhecimento jurídico especializado e foco em resultados, além de assessoria em desenvolvimento humano através do coaching.
Clique aqui e fale conosco agora mesmo.
Melissa Noronha Marques de Souza é sócia no escritório Noronha e Nogueira Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie e em Coaching Jurídico pela Faculdade Unyleya
Com formação em Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.
É membro efetivo da Comissão Especial de Advocacia Trabalhista OAB/SP.
É membro efetivo da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados OAB/SP.