Partindo do pressuposto que uma empresa é resultado de pessoas, possível concluir que quanto melhor for o clima organizacional e mais satisfeitos estiverem seus colaboradores melhores serão os resultados da organização tornando-a cada vez mais rentável e lucrativa.
Portanto, investir e motivar os colaboradores da empresa é uma opção estratégica e inteligente para ver o negócio crescer e se desenvolver cada vez mais.
O profissional que é reconhecido por seus méritos encontra motivação para fazer ainda melhor pois sabe que seus líderes, liderados e demais colegas de trabalho estão atentos ao seu desempenho e serão gratos por um trabalho realizado com excelência e competência.
Certamente através de manifestações de reconhecimento realmente merecidas, o que, inclusive, pode aumentar o potencial das equipes de trabalho.
A seguir vamos discorrer de forma breve e sucinta sobre maneiras de como isso pode ser feito.
Elogios e reconhecimento individual
Um elogio sincero quando um bom trabalho é realizado, é uma maneira de demonstrar o reconhecimento ao colaborador e fazê-lo perceber como seu desempenho está sendo notado.
Receber um elogio pelo bom trabalho desempenhado motivará o colaborador a seguir adiante com compromisso e dedicação.
Todavia, o elogio é uma manifestação de gratidão que precisa ser usado com cautela. Por quê? Porque se usado em excesso perde seu valor. Dar parabéns a um empregado porque simplesmente cumpriu com sua obrigação não é mérito digno de elogios. Mas elogiar o colaborador quando realmente tiver um desempenho acima da média, aí sim, será merecedor de elogio.
O líder não deve elogiar em excesso seus liderados para não banalizar o elogio, mas sim, saber usá-lo na medida certa, no momento certo e por um desempenho realmente além do ordinário.
Feedbacks positivos
O feedback é uma devolutiva que o líder dirige a seus colaboradores a respeito da avaliação de seu desempenho.
O ideal é que o feedback seja dado de maneira individual, especialmente quando se tratar de um feedback negativo, porém sempre com a intenção de ajudar o colaborador a obter melhoras em alguns aspectos, sem críticas e sem julgamentos, sem levar para o lado pessoal, mas citando fatos que o empregado poderia ter tido um desempenho melhor.
Para que o feedback seja bom é preciso que o líder seja capaz de mostrar para o colaborador os critérios que foram utilizados em sua avaliação, os métodos empregados para avaliá-lo e os resultados que foram obtidos em cada quesito.
Em contrapartida, receber um feedback positivo é extremamente gratificante e que enche o empregado de alegria, entusiasmo e motivação para evoluir cada vez mais.
Diferente dos feedbacks negativos que devem sempre ser realizados individualmente, o feedback positivo pode ser realizado na frente de toda a equipe, afinal de contas, é muito bom que todos reconheçam o valor do colaborador e que os demais empregados o tenham como exemplo positivo a ser seguido.
Bônus financeiro
Não se pode negar que o reconhecimento por um bom trabalho realizado através de bonificação em dinheiro é uma ótima maneira de recompensar e incentivar os colaboradores.
Assim, a forma mais comum de premiar um empregado que vem se destacando e demonstrar gratidão é lhe dar um aumento salarial, além de fazer com que o colaborador perceba que está no caminho certo, fazendo por merecer recompensas por seu trabalho bem executado.
Além do aumento salarial, há empresas que permitem que seus empregados tenham participação nos lucros, sendo uma maneira justa e proporcional de conferir a cada colaborador o seu grau de importância nos resultados obtidos pela empresa.
Prêmios alternativos
Ainda, como forma de reconhecimento e motivação, algumas empresas estão se valendo de prêmios menos convencionais e mais criativos, a exemplo, de confraternizações, cartas de reconhecimento, placas, certificados ou troféus para o funcionário do mês, cursos, bolsas de estudos.
Investir em prêmios como esses é uma ótima maneira de incentivar a motivação das equipes de trabalho para que cada um dê o melhor de si.
Horários de trabalho flexíveis
De modo geral as pessoas e empresas mais tradicionais são habituadas a seguir e estabelecer a seus colaboradores uma jornada de trabalho de 8 horas diárias. Contudo, as empresas mais modernas vêm percebendo o que importa mais é o empregado cumprir com suas obrigações do dia do que permanecer no ambiente de trabalho 8 horas, mesmo quando não tiver mais o que fazer.
Quando o empregado demonstra que é comprometido, dedicado, pontual e responsável com suas tarefas e consegue cumprir com suas obrigações em apenas 6 horas, por exemplo, talvez, mereça um voto de confiança ao permitir que trabalhe em horários flexíveis.
Dessa maneira, o empregado poderá entrar mais tarde ou sair mais cedo, como lhe for mais conveniente. Mas, obviamente, esse sistema somente pode ser utilizado por aqueles empregados realmente comprometidos e que tenham maturidade suficiente para lidar com essa flexibilidade, além de ser conduzido com planejamento e organização, considerando o perfil de cada trabalhador.
Plano de carreira
Além do aumento salarial como citamos, outra forma de reconhecer o crescimento do colaborador em sua carreira e merece posições mais expressivas é promovê-lo a cargos superiores e com maiores responsabilidades.
Por exemplo, efetivar um estagiário, promover um analista júnior em analista pleno, um coordenador para diretor de departamento.
Isso é muito utilizado pelas empresas e conhecido como plano de carreira, em que os líderes se reúnem com cada colaborador para compreender qual é o caminho profissional que ele deseja trilhar na empresa.
Existindo um plano de carreira na empresa é possível mostrar os cargos que o empregado poderá ocupar conforme for seu crescimento profissional e o que é preciso fazer para conseguir as promoções.
Além do mais, através de um plano de carreira que proporciona aumentos salariais ao empregado mostra o quanto a empresa reconhece o seu desenvolvimento e a maturidade que vem adquirindo para assumir posições de maior responsabilidade e de competências profissionais mais desenvolvidas, sendo, portanto, uma manifestação de reconhecimento por essa evolução pessoal e profissional.
Essas são algumas maneiras de demonstrar reconhecimento aos colaboradores pelo bom trabalho executado, contribuindo para aumentar a motivação e produtividade de todos os empregados, além de diminuir a rotatividade de empregados, absenteísmo, procrastinação e desmotivação.
Portanto, quando a empresa é capaz de reconhecer seus empregados, investirá em seu crescimento e rentabilidade.
Você já parou para pensar como vem reconhecendo os colaboradores de sua empresa?
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Melissa Noronha Marques de Souza é sócia no escritório Noronha e Nogueira Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie e em Coaching Jurídico pela Faculdade Unyleya
Com formação em Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.
É membro efetivo da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP.