“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” Henry Ford
Sábia frase de Henry Ford. Nossos resultados dependem do que pensamos, sentimos e da forma como nos comportamos.
Muitas vezes nossos comportamentos são direcionados por nossas crenças. Crenças são nossas verdades individuais, é tudo aquilo que acreditamos ser verdade. As crenças podem ser limitantes ou fortalecedoras.
Quando dominados por nossas crenças limitantes, nosso desenvolvimento pessoal e profissional será prejudicado. Como?
O autoconhecimento é muito importante para nós entendermos que tudo o que ouvimos, vemos e sentimos causa impacto emocional em nossas vidas, e devemos tomar consciência das emoções que sentimos e que surgem em nosso cérebro.
Identificar e reconhecer as nossas próprias crenças limitantes são os primeiros passos para reprogramar nosso cérebro e nossas próprias crenças.
Isso mesmo, a partir do momento que tomamos consciência de nossas crenças limitantes, daquilo que nos paralisa, torna-se possível reprogramá-las em crenças fortalecedoras.
Contudo, somente conseguimos mudar, aquilo que tomamos consciência e que percebemos que existe. Daí a importância do autoconhecimento.
Entretanto, é preciso coragem para a gente encarar de frente nossas sombras. Mas, uma vez enfrentadas, o benefício é imensurável, pois é o ponto de partida para nos tornamos pessoas melhores em qualquer área de nossa vida, é o ponta pé inicial para nosso processo de evolução.
Nem todos sabem, mas o cérebro não distingue o que é real e o que é imaginário. Dessa maneira, qualquer comando que enviamos, o cérebro entenderá que é real.
Por exemplo, alguém que cresceu ouvindo que não fazia nada direito, que é burro, que não termina o que começa ou qualquer outro tipo de informação negativa, assimila essas informações, acaba transformando-as em crenças e acreditando que realmente não consegue realizar suas tarefas.
Ou seja, em decorrência de algumas memórias que se instalam no nosso cérebro, podem se transformar em crenças limitantes, nos sabotando e interferindo negativamente em nossa vida.
Para reprogramar e superar as crenças limitantes, além de tomar consciência delas, é fundamental ter consistência. Não é possível ter resultados diferentes na vida, se continuarmos fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito.
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” – Albert Einstein
Nosso cérebro reage de acordo com nosso pensamento e nossos sentimentos. Acontece que não temos controle sobre nossos sentimentos, mas temos controle sobre o que vem antes, ou seja, nossos pensamentos.
Assim, quando prestamos atenção ao que estamos sentindo, basta notar os pensamentos que antecederam esses sentimentos ruins e se forçar a pensar diferente, de maneira positiva. Consequentemente, seus sentimentos também mudarão como em um passe de mágica e com isso seu comportamento também muda e os resultados melhoram.
Parece simples? É mesmo simples, mas como dissemos, é preciso autoconhecimento e consistência.
Agimos de acordo com o que comunicamos para nosso cérebro. Então se acreditamos, que somos capazes, por exemplo, nosso cérebro entenderá dessa forma.
Enfim, assuma o comando de sua vida, preste atenção ao que pensa e sente, ressignifique suas crenças limitantes substituindo-as por crenças fortalecedoras, consequentemente seus comportamentos serão diferentes e seus resultados melhores.
Melissa Noronha Marques de Souza é Coaching e sócia no escritório Noronha e Nogueira Advogados
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie e em Coaching Jurídico pela Faculdade Unyleya
Com formação em Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.
Membro efetivo da Comissão Especial de Coaching Jurídico da OAB/SP de 2019/2021
É membro efetivo da Comissão Especial de Advocacia Trabalhista da OAB/SP.
É membro efetivo da Comissão Especial de Proteção de Dados da OAB/SP