Você que está em dúvida sobre qual carreira seguir, o início de um novo ano é um bom momento para tomar uma decisão. Não que outros momentos não sejam bons também. Entretanto, talvez, agora seja a hora certa para tomar a coragem necessária para mudar.
Natural o receio de deixar um emprego certo para apostar em uma nova carreira, pois é normal as pessoas, mesmo sem querer, criarem um vínculo com a atual profissão que exercem, com a função que ocupam, com o salário que recebem e com a estabilidade financeira que possuem.
Sem falar da pressão externa da família (agravada quando se tem filhos) e dos amigos que julgam que abandonar uma carreira já estabilizada para arriscar em algo novo seria um erro.
Mas se você deseja mudar e continua fazendo a mesma coisa, por óbvio, os resultados que obterá serão sempre os mesmos.
Não se pode negar, ainda, que é preciso coragem para mudar principalmente quando a mudança exige maior esforço e o retorno financeiro, ao menos no início, seja menor.
Provável que você não esteja totalmente preparado para deixar seu emprego certo para abrir um negócio próprio ou mudar de carreira. Entretanto, não se deve esperar a certeza de estar totalmente preparado para encarar a mudança, porque provável que essa certeza demore muito para surgir ou simplesmente sequer apareça. Mas se buscar autoconhecimento e fizer um bom planejamento, o caminho para a mudança ficará mais fácil e você se sentirá mais seguro.
Além disso, outros fatores podem te ajudar a ter a coragem que falta para tomar a decisão, como os que seguem:
Ter a certeza de que sua ideia é uma boa para ser colocada em prática;
Conhecer a área que pretende atuar;
Ter bons conselheiros, um mentor ou coach;
Se possível, ter um capital inicial para investir ou se manter no início da transição da carreira e;
Estar certo de que a nova profissão irá lhe trazer maior realização e satisfação que o emprego atual.
A partir do instante que se tem a clareza do que deseja alcançar, sabendo o caminho que deverá seguir e agindo com dedicação, disciplina, persistência e força de vontade, a transição de carreira acontecerá de maneira mais fácil e natural.
Por essas razões, imprescindível buscar o autoconhecimento e ter resiliência para superar os obstáculos que surgirem ao longo da jornada.
O que vale é ser feliz e realizado!
Melissa Noronha M. de Souza Calabró é sócia do escritório Noronha & Andreis Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e em Coaching Jurídico e com formação Professional & Self Coaching pelo IBC.
É membro efetivo da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP.
Quer receber nossos artigos por e-mail? Assine nossa Newsletter!